A mídia out of home (OOH) é um setor que não para de crescer. No primeiro semestre de 2022, o mercado teve um crescimento de 15% no Brasil e ocupou a terceira colocação entre os investimentos publicitários, de acordo com os dados divulgados pelo Cenp-Meios, ficando atrás apenas da TV aberta e da internet.
E essa é uma tendência que tem acontecido em todo mundo, já que a mídia OOH é a que mais se adequa a nossa sociedade atual. Afinal, a cada dia passamos mais tempo fora de casa, nos locomovendo até o trabalho ou as demais obrigações do dia a dia.
E com isso, acabamos tendo menos tempo disponível para consumir outras formas de publicidades, fazendo com que a mídia OOH ganhe mercado. Mas não é só. Afinal, esse tipo de propaganda é diferenciada, contando com ações cada vez mais criativas e capazes de impactar positivamente o público.
Ainda não investe em mídia out of home?
Descubra como podemos ajudar a sua empresa a se destacar!
Mas, afinal, o que é mídia out of home?
A mídia out of home, ou apenas mídia OOH, como o próprio nome sugere é toda aquela publicidade que é feita fora de casa, em formatos exteriores, como os tradicionais outdoors e também anúncios em mobiliários urbanos, empenas cegas, painéis digitais, entre outros.
Além das ruas, esse tipo de mídia pode ser encontrada dentro de estações de metrô, terminais de ônibus, aeroportos, shoppings, supermercados e outros ambientes.
Embora esteja em franco crescimento, a mídia OOH não é nova: desde muitos anos existem interações com as pessoas fora de casa, por meio de cartazes, outdoors e outros tipos de anúncios.
Porém, com os avanços tecnológicos pelos quais estamos passando, a mídia OOH tem se tornado cada vez mais diferenciada, permitindo ações ousadas e criativas das empresas, impactando um público ainda maior.
E, como dissemos, a cada ano acabamos passando mais tempo fora do que dentro de casa – sendo esse um ótimo momento para as marcas dialogarem com seus consumidores.
Quais os benefícios da mídia out of home para as marcas?
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o conceito de mídia out of home pode estar pensando como ela consegue impactar as pessoas.
Existem muitos dados que comprovam a ação da mídia OOH em expor a sua marca e modificar a relação com os seus consumidores. Um deles é de 2013 e foi realizado pelo grupo de mídia norte-americano Arbitron. O estudo revelou que 84% das pessoas que transitavam pelas ruas das cidades prestavam atenção nos outdoors e outros meios de mídia exterior.
É impossível “desligá-la”
Quando você está assistindo a TV e um comercial começa existem muitas formas de não assisti-lo. Seja trocando de canais ou seja, ainda, realizando outras ações como navegando na internet, comendo algo etc.
No mundo digital, isso também acontece. Afinal, muitas pessoas acabam fechando os anúncios em sites e vídeos antes mesmo de assisti-los. Porém, com a mídia out of home isso é quase impossível.
Afinal, ao sair de casa, não tem como você ignorar um outdoor ou “desligar” um painel luminoso para deixar de ver aquela propaganda. Assim, diferentemente dos outros veículos de comunicação, a mídia exterior não pode ser ignorada, bloqueada ou desligada.
Se formos considerar a média do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de que cada brasileiro passa em torno de 40 minutos todos os dias apenas para se deslocar de casa para o trabalho, teremos um potencial enorme de impacto. Lembrando ainda que, de acordo com o mesmo estudo, para 18,6% da população esse tempo chega a ser maior que 1 hora.
Ou seja: existe um número muito grande de pessoas diariamente transitando nas ruas das cidades de todo o Brasil, o que faz com que a mídia out of home tenha um grande potencial de impactar esse público, já que é impossível ignorar esse tipo de ação publicitária.
Além de tudo isso, a mídia OOH não gera um sentimento de irritação no público, porque ela não é intrusiva – ou seja, não aparece “interrompendo” a programação ou algum conteúdo que o consumidor deseja ver.
Gera mais engajamento
Já que essa mídia atinge as pessoas quando elas estão se deslocando, outra vantagem importante é a sua capacidade de engajar o público.
Ou seja, quando estamos nos movimentando temos mais chances de absorver melhor as informações passadas sobre localização e responder de forma ativa as mensagens recebidas.
Dessa forma, é possível que as marcas analisem o contexto em que esse público se enquadra e criem mensagens altamente impactantes e com um grande poder de engajamento.
Por exemplo, incluindo painéis e ações externas perto do seu ponto de venda, estimulando as pessoas que estão transitando pela área a entrarem e conhecerem seu estabelecimento, seja divulgando promoções ou ainda novos produtos e serviços, distribuindo amostras grátis, entre várias outras ideias.
É maleável geograficamente
Apesar de ser considerada uma mídia de massa, por atingir um grande número de pessoas diariamente, a mídia out of home é totalmente personalizável. Isso significa que você poderá optar em quais pontos da cidade deseja anunciar, baseando-se em dados sobre seu público-alvo e a rotina dessas pessoas.
Além disso, é possível pensar em campanhas locais. Algo ideal para os pequenos comércios ou para quem deseja desenvolver ações que convidem as pessoas a conhecerem o ponto de venda.
Oferece excelente relação de custo-benefício
Se formos comparar a mídia out of home com outros meios tradicionais, veremos que o seu custo-benefício é muito maior, já que esses meios conseguem gerar um retorno muito bom.
Assim, é possível investir um valor menor para realizar um anúncio em painel digital do que na TV aberta, por exemplo, impactando um público maior e gerando mais retorno para os seus objetivos de mercado.
Gera buzz e conhecimento de marca
A mídia out of home tem como vantagem a possibilidade de desenvolvermos campanhas mais criativas e até mais interativas.
Tudo isso gera uma experiência diferente com a marca, fazendo com que as pessoas comentem sobre a ação e tomem conhecimento da sua empresa. Muitas das ações de mídia out of home são tão criativas que acabam sendo divulgadas na internet e na imprensa, gerando um “buzz” enorme sobre a marca – algo que dificilmente aconteceria em outros meios tradicionais de publicidade.
Pode ser integrada a outras ações
Por fim, a mídia OOH permite a integração com outras áreas, por exemplo o digital. É possível incluir nas suas campanhas QR-Codes e outras tecnologias, levando o consumidor a interagir com a propaganda e a desenvolver ações no site da sua empresa.
Quais as principais dicas para uma boa campanha de mídia out of home?
Como você viu no tópico anterior, a mídia out of home pode ser usada para diferentes objetivos publicitários, como: melhorar o conhecimento de marca e branding, lançar produtos, aumentar as visitas e vendas no PDV, divulgar promoções etc.
Não deixe de anotar essas dicas de como aplicar a mídia out of home no seu negócio!
Mas para atingir todos esses pontos positivos que citamos é indispensável tomar alguns cuidados na fase de planejamento. Algumas dicas importantes que devem ser consideradas são:
- Compreenda muito bem quem forma o seu público-alvo, as principais características dessas pessoas e seus hábitos rotineiros, entendendo os locais por onde elas transitam, os melhores horários e outros dados essenciais;
- Analise qual é o objetivo da sua campanha: gerar buzz, melhorar o branding, aumentar as vendas, anunciar promoções, lançar produtos etc.;
- Avalie qual formato é o mais indicado para atrair a atenção do seu público, cobrir uma boa área geográfica e estar de acordo com os seus objetivos de campanha;
- Analise qual é o tempo de contrato. Alguns formatos permitem que as mensagens publicitárias sejam trocadas semanalmente, outros mensalmente e alguns possuem contratos com períodos maiores. Isso é indispensável para anúncios de promoções com tempo limitado, por exemplo;
- Pense na mensagem que será divulgada na mídia out of home. Ela precisa estar de acordo com o formato escolhido e o público-alvo, além de ser facilmente assimilada e contar com um alto poder de impacto;
- Analise o seu público-alvo e pense em maneiras de surpreendê-lo de forma criativa, seja integrando as ações com outros formatos, ou seja criando momentos diferenciados;
- Use métricas precisas para avaliar o retorno das suas ações;
- Conte com uma boa agência parceira, acostumada a trabalhar com mídia OOH e que poderá lhe orientar e sugerir novas ideias de campanhas baseadas no seu público e nos seus objetivos.
Como você viu neste post, a mídia out of home está em franco crescimento, afinal, cada vez mais passamos tempo fora de casa nos deslocando para diversos compromissos.
Ao contrário de outros formatos, a mídia OOH possui uma capacidade muito grande de impactar as pessoas, gerar buzz e melhorar o relacionamento com as marcas, trazendo inúmeros benefícios às empresas anunciantes.
LINK ONIX: https://www.youtube.com/watch?v=SOWXV7rKYxA
Mas para tudo isso acontecer, é indispensável tomar alguns cuidados com o planejamento das ações. E um dos mais importantes é contar com ajuda especializada.
A Criativa Painéis atua há mais de 30 anos nesse mercado com soluções em toda Santa Catarina. Se você ficou interessado nos benefícios da mídia out of home, venha conversar com nossa equipe de especialistas e descubra como levar a sua marca ainda mais longe!